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29 novembro 2010

Esmalte mania!!

A marca Chanel pôs os esmaltes na moda. Agora eles acompanham as tendências das passarelas e aparecem em uma variedade enorme de cores. Algumas tonalidades fazem tanto sucesso que viram raridades disputadas pelas consumidoras


Novidade: unhas na versão inglesinha
Não são só as roupas e o cenário deslumbrantes que chamam a atenção, a cada seis meses, nos desfiles da marca francesa Chanel. Os esmaltes que colorem as unhas das modelos também fazem sucesso. Prova disso é que, depois da semana de moda, as lojas ficam com listas de espera das consumidoras ávidas por garantir um tubinho da cor que será o hit da estação.

A onda tem se repetido desde 2006, quando o time de criação da Chanel se inspirou nas fitas de cetim pretas para criar o Black Satin. O esmalte preto azulado logo virou artigo de primeira necessidade entre as mulheres mais antenadas. Nos anos seguintes vieram os igualmente bem-sucedidos verde Jade, marrom Particulière e o verdinho Nouvelle Vague. Na última semana de moda de Nova York, que aconteceu em setembro, foi lançada a coleção Les Khakis com três tons: Khaki Rose, Khaki Brun e Khaki Vert. Previstos para chegar neste mês ao Brasil, têm tudo para virar mais um best-seller. O responsável pela escolha das cores é o belga Peter Philips, diretor criativo de maquiagem da Chanel. Ele diz que sua inspiração vem de diversas formas, de um desfile que faz com Karl Lagerfeld ou mesmo dos arquivos antigos da marca


Mas, afinal de contas, a que se deve tamanho sucesso? O diretor do programa de Gestão do Luxo da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), Silvio Passarelli, ressalta que os esmaltes de grife, que custam cerca de R$ 90, representam o meio mais acessível de se ter um item de luxo — e de uma marca que dita tendência. “É o que chamamos de produto de entrada”, explica. “Esses produtos são mais baratos do que bolsas ou sapatos, por exemplo, mas também têm o valor da marca incorporado.” Passarelli acredita que as consumidoras que adquirem esses esmaltes buscam qualidade, como maior durabilidade, e também status. Embora ninguém exiba uma etiqueta nas unhas, como acontece com as bolsas, o brilho e a cor diferenciados acabam atraindo a atenção.

Chamar a atenção por meio das cores das unhas, entretanto, não é de hoje. Três mil anos antes de Cristo alguns povos já tinham o costume de pintar as unhas para se destacar na sociedade. Os egípcios usavam hena, que tem cor marrom-avermelhada, para sinalizar opulência e riqueza. No século 6 a.C, as chinesas da realeza usavam tons de dourado, prateado, preto e vermelho, cores que simbolizavam prosperidade e fertilidade. As classes menos favorecidas só podiam usar cores claras.

Alternativas para todos os bolsos e gostos


Para quem não quer gastar R$ 90 em um vidro de esmalte, há opções nacionais similares às cores da Chanel que não saem por mais de R$ 4. Com o boom dos esmaltes, a indústria nacional tratou de atualizar o portfólio. Há pouco tempo, a gama de cores não ia além do branquinho e do vermelho. Hoje, qualquer manicure tem a oferecer tons de cinza, roxo, verde, dourado. A gerente de marketing da Impala, Luciana Laurito, atribui a inovação das indústrias nacionais à mudança de comportamento das mulheres. Além de usarem mais esmalte — de acordo com o Ibope* as brasileiras trocam de cor quase sete vezes em um mês —, também estão mais receptivas às novidades. “O esmalte, que antes cumpria um papel neutro no visual da mulher, passou a ser um elemento essencial na composição do look”, diz Luciana.

A variedade de cores levou a uma releitura do estilo francesinha. Chamado de inglesinha, ele mistura dois tons coloridos. A Chanel mostrou recentemente em suas passarelas modelos usando um tom de dourado (Ilusion D’Or) na base e outro preto fosco (Black Velvet) nas pontas. “Essa combinação é uma das mais pedidas pelas minhas clientes”, conta a manicure Gisele Camargo, que atende no Picnicdric. Esse espaço, recém-inaugurado pela estilista Adriana Barra, fica em sua loja no bairro dos Jardins (SP). Lá, é possível fazer mão e pé com esmaltes raros, como o Jade, ou de marcas que não vendem no Brasil, como OPI, Essie e Estée Lauder.

Não é só a variedade de cores que impressiona. Os números do mercado de esmaltes também surpreendem. Um estudo do Instituto Nielsen aponta um crescimento de 33% na venda desse item no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Colorama Maybelline, em comparação com o ano de 2008, o segmento cresceu 15,6% em volume e 29,6% em valor, em 2009. Esse mesmo ano contabilizou 4,7 milhões de consumidoras a mais. A expansão desse segmento, ao que tudo indica, não para por aqui. Para a diretora de Marketing da Divisão Personal Care da Impala, Luciana Marsicano, ela se dará principalmente em decorrência do aumento da presença das mulheres no mercado de trabalho e do seu poder de compra. “Novos hábitos, como frequentes trocas de esmalte por parte das jovens, também aquecem as vendas”, diz. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC ), as marcas nacionais estão vendendo tanto que há déficit de mercadoria para exportação. Diz o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basílio: “As empresas brasileiras estão expandindo sua linha de produção e o crescimento deve ser mantido ou até superado no próximo ano.”

Conjunto manicure, Marco Boni, R$ 25; Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas, Granado, R$ 13 e lixas, Cosmix Pro Nails, R$ 4 cada
  • Novidades que vão além da coloração

Esmalte que muda de cor Varia de claro a escuro, dependendo da temperatura do corpo de quem o usa ou da radiação solar. Duas marcas importadas vendem esse tipo de produto: In The Mood (www.themoodpolish.com) e Del Sol (www.inspirationail.com).

Esmalte com aparência craquelada Esmalte craquelado está na moda. Pelo menos na Austrália e na Suécia, onde as marcas BYS (www.bys.com.au) e IsaDora (www.isadora.com) lançaram suas versões inspiradas na tendência nail art dos anos 90.

Esmalte perfumado As marcas Revlon (www.revlon.com), Fred Flare (www.fredflare.com) e Rimmel London (www.rimmellondon.com) acabam de lançar no exterior versões que, assim como os glosses com cheirinho, exalam uma essência frutal.

Esmalte texturizado A novidade da marca Orly é a Plastix Collection: quatro cores de esmalte que oferecem um acabamento de aparência plástica. Já a OPI lançou 11 tons com acabamento ultrabrilhante.

Esmalte 3D A empresa brasileira Natural Life acaba de lançar a linha Ultimate 3D; ela leva micropartículas de poliéster metalizado. Quando a luz incide no esmalte, o brilho é ressaltado, a cor se modifica e há um efeito de profundidade.


Adesivos termocolantes A novidade da marca californiana Minx chegou recentemente ao espaço Picnicdric. Uma lâmpada especial trata de amolecer e fixar o adesivo na unha. Tem estampa de oncinha, quadriculada, com caveira. Lá fora, o adesivo já foi visto nas mãos de Lady Gaga, Victoria Beckham, Heidi Klum e Megan Fox. O serviço custa R$ 200 (manicure não incluída).

























1 Ácqua, Big Universo R$ 3.
2 PlumSeduction, Revlon R$ 20.
3 So Laque! Fuchsia Hype, Bourjois R$ 38.
4 Magenta, Impala Matte R$ 3.
5 Vanguarda, Risqué Pop 4 You R$ 3.
6 Boreal, Big Universo R$ 3.
7 Tango, Ana Hickmann R$ 2.
8 Ceramic Nail Lacquer 85, Artdeco R$ 46.
9 Longa duração Abusada, Avon R$ 3.
10 Melancia, Colorama R$ 3.
11 Tropical Temptation, Revlon R$ 20.
12 Sex on The Beach, Ana Hickmann R$ 2.
13 675 Cremoso, Hits Speciallità R$ 3.
14 Le Vernis Nouvelle Vague, Chanel R$ 92.
15 Militar, Colorama R$ 3.
16 Saucy Polish, Eyeko R$ 22.
17 Party Time, Mavala, R$ 24.
18 Nude Chic, Dior, R$ 74.
19 So Laque! Rose Lounge, Bourjois R$ 38.

Beijoss!!!
Sei que o post ficou mega longo, mas acho interessante saber...rs.
Comentem!!! Se inscrevam!!

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